Aos Primeiros Sintomas Respiratórios, procure um pneumologista!
- clinicaspaziomed
- 28 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

Um dos principais sintomas de doenças respiratórias como bronquite, enfisema, asma e, especialmente agora, a Covid-19 (que são doenças que atingem o aparelho respiratório e alteram o funcionamento dos pulmões), e nesses casos a falta de ar é um ponto fundamental de avaliação.
Este é um sintoma mais característico destas doenças, de fácil identificação e que pode persistir por um período curto e até mesmo aumentar de intensidade rapidamente, dependendo da doença que se instalou.
Quando um paciente não consegue respirar seus níveis de saturação pode cair para menos de 90% e o cérebro deixa de receber oxigênio, levando à dores de cabeça, confusão mental e outros sintomas. E, nos casos mais graves da doença, os níveis de oxigênio podem cair para 80% ou menos, e esta situação pode gerar danos maiores aos órgãos e tecidos.
“Geralmente quem tem alguma patologia respiratória sabe reconhecer uma crise e o próprio paciente relata a diferença da falta de ar. Quando a Covid-19 atinge o pulmão causa outros sintomas como febre, dor no corpo, perda do paladar, dentre outros, e o quadro não regride com o tratamento típico das crises comuns”, explica o pneumologista Valter Eduardo Kusnir, da Santa Casa de Mauá.
Segundo uma análise de nosso especialista de Pneumologia, a Dra. Fabiane C. Zacharias, se um paciente que já tenha problemas respiratórios for infectado pelo corona vírus, a intensidade dos sintomas está diretamente ligada ao grau de intensidade da doença pré-instalada no paciente e, também, do controle que este mantém sobre esta doença.
“Todo e qualquer paciente que mantenha uso de medicamentos regularmente, normalmente evoluem de forma positiva. No entanto, numa situação que ocorra grande comprometimento, as complicações são pneumonia viral, derrame pleural e até fibrose”, ressalta a pneumologista Dra. Fabiane.
Por isso ressaltamos que cuidados mínimos diários, como lavrar as mãos, usar álcool gel e manter o distanciamento social são ótimos procedimentos para a prevenção, já para pacientes portadores de qualquer doença respiratória é primordial manter as consultas de controle para avaliação e exames em dia, pois pode ser necessário um ajuste da medicação, já que as doenças pulmonares estáveis diminuem o risco de agravamento da Covid.
Um grupo que reforçamos a atenção para qualquer eventualidade é o de fumantes, já que a maioria destes tem bronquite e, dependendo da frequência com que a pessoa fuma e, também, há quanto tempo ela fuma, as lesões pulmonares são mais graves e maiores os riscos de complicações.
Com isso, caso perceba qualquer sintoma respiratório, procure sempre um médico especialista de sua confiança para fazer seus exames e caso queira agendar uma consulta com um de nossos especialistas, clique aqui e agende uma consulta.
Caso queira saber outras dicas sobre especialidades médicas que temos na Clinica SpazioMed antes de agendar sua consulta, clique aqui.

Fonte: Santa Casa de Mauá, Dra. Fabiane C. Zacarias e Clínica SpazioMed.






Comentários