top of page

O que é a Dermatologia?


ree

Foto: Banco de imagens Spazio Med


Neste mês de março buscamos trazer conteúdos que pudessem deixar o universo feminino mais antenado com o que levamos até nossos clientes, e para isso fizemos um conteúdo anterior a este que explana sobre a especialidade Ginecologia e Obstetrícia (clique aqui caso queira ver esse conteúdo) e trouxemos neste post um pouco mais de informações, mas desta vez é sobre a especialidade Dermatologia.


A Dermatologia é uma especialidade médica cuja área de conhecimento se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas.


E o que faz um médico (a) Dermatologista?


Como os cuidados primordiais desta especialização vão um pouco além de cuidar da beleza, o dermatologista é o especialista que cuida das doenças citadas acima. É também o médico mais indicado para atuação em procedimentos médicos estéticos, cirúrgicos, oncológicos.


A grande maioria dos clientes imagina que a função do dermatologista é apenas indicar os melhores cuidados com a pele do rosto e do corpo em uma rotina de beleza.

No entanto, mesmo que esse médico realmente esteja habilitado a sugerir os melhores cremes de prevenção e tratamento para esses casos, suas funções vão muito além da parte estética – que não deixa de ser importante. Na verdade, a dermatologia é uma área bastante ampla da medicina. Além dos cuidados com a beleza, as atribuições do dermatologista incluem prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, realização de procedimentos minimamente invasivos e diversos tipos de cirurgias.


E quando procurar um dermatologista?


Como todas as especialidades médicas, a prevenção é a melhor estratégia para um tratamento eficaz e com resultados ótimos. A consulta com dermatologista é indicada para pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos, que apresentem algum tipo de alteração nesses tecidos, sejam elas de origem estética, alérgica, infecciosa, autoimune etc.


Vale lembrar que feridas nas mucosas também estão no campo de atuação do dermatologista, por isso esse especialista pode ser procurado para o tratamento de lesões nos lábios, na parte interna das bochechas, nas gengivas, na língua e na região genital, incluindo infecções sexualmente transmissíveis.


Quais são os principais motivos para agendar uma consulta com dermatologista?

É preciso estar atenta a todo tipo de variação ou alteração na pele e seus anexos (cabelos, unhas e mucosas), por isso, quando perceber alguma alteração, isto pode ser o momento ideal para buscar a orientação de um dermatologista. Conheça os principais exemplos que levam as pessoas a procurar uma clínica de dermatologia:


  • Cravos, espinhas e acne em geral;

  • Manchas vermelhas, coceira e descamação da pele;

  • Pele muito sensível, ressecada ou com excesso de oleosidade;

  • Queimadura solar de grande extensão;

  • Unhas fracas, manchadas ou com alterações de cor e formato;

  • Queixas estéticas como celulite, estrias, rugas e flacidez;

  • Queda de cabelo em homens e mulheres;

  • Suor excessivo nas axilas, mãos, pés, couro cabeludo, costas e outras regiões do corpo;

  • Suor com odor desagradável (principalmente nos pés e nas axilas);

  • Excesso de pelos em homens e mulheres;

  • Descamação e coceira no couro cabeludo;

  • Cistos, lipomas e outros tipos de nódulos;

  • Queloides e outros tipos de cicatrizes inestéticas;

  • Lesões e feridas com pus;

  • Pintas e manchas suspeitas de malignidade;

  • Feridas que sangram facilmente e não cicatrizam.


Ou seja, de maneira resumida, o médico dermatologista é o profissional mais capacitado para:

  • Identificar o seu tipo de pele e indicar os cuidados e produtos mais adequados para cada pessoa (incluindo protetor solar, sabonete, hidratante etc.);

  • Orientar o tratamento tópico (com cremes, séruns e loções) de condições como celulite e estrias e dos sinais do envelhecimento (manchas, rugas, sulcos e flacidez);

  • Prescrever e realizar procedimentos como depilação a laser e remoção de tatuagens;

  • Indicar e realizar procedimentos estéticos, incluindo tratamentos para celulite, estrias e gordura localizada;

  • Indicar e realizar procedimentos estéticos para prevenir e tratar os sinais do envelhecimento, como peeling, toxina botulínica, preenchimento facial, laser etc.


Sabendo destas dicas, podemos adiantar que além de ser o profissional mais capacitado para reconhecer pintas e manchas com características suspeitas, o dermatologista pode solicitar exames para identificar lesões invisíveis a olho nu.


Muitas vezes, os pacientes só procuram um especialista em dermatologia quando o problema está em fase avançada, o que limita as opções e a eficácia do tratamento. Portanto, se você observar qualquer alteração na pele e seus anexos, não hesite em buscar orientação profissional.


ree

Foto: Banco de imagens Spaziomed


Super Dica Extra SpazioMed: Mesmo que não haja nenhum problema aparente, a consulta com dermatologista deve ser feita pelo menos uma vez por ano como medida de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele.


Procure sempre um médico especialista de sua confiança para fazer seus exames e caso queira agendar uma consulta com um de nossos especialistas, clique aqui e entraremos em contato.


Fonte(s): Sociedade Brasileira de Dermatologia; Instituto Nacional de Câncer e Clínica SpazioMed.

Comentários


bottom of page