top of page

O que é o teste do pezinho

O teste do pezinho serve para o diagnosticar precocemente diversas doenças que se detectadas antecipadamente tem mais possibilidades de tratamento.

ree

Foto: banco de imagens Clínica SpazioMed


O teste do pezinho serve para o diagnosticar precocemente diversas doenças que se detectadas antecipadamente tem mais possibilidades de tratamento. Deve ser coletado entre 3-7 dias pós natal preferencialmente, ele é feito no pezinho porque nesse local estão presentes muitos vasos sanguíneos, o que facilita o acesso ao sangue.


O que é o teste do pezinho


O teste ajuda a diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido, mas que não apresentam sintomas detectáveis.


Antes do nascimento, o feto está relativamente protegido dos malefícios de uma doença meta­bólica. Isso acontece por causa da placenta, que fornece nutrientes e promove a filtra­gem de metabólitos tóxicos.


Mesmo que na família não haja casos de doenças é necessário fazer, ele é rápido, invasivo e indolor. Ele é obrigatório e gratuito


Com o teste do pezinho, é possível fazer um tratamento específico, que permite diminuir ou eliminar lesões irreversíveis (como deficiência mental, deficiências físicas) e até mesmo evitar a morte.


Como funciona o teste do pezinho


Recomenda-se que a família leve o bebê para realizar o teste entre o segundo e o quinto dia do nascimento. Fora desse período, o teste não é invalidado, mas a efetividade da análise pode ser reduzida.


Além disso, é importante amamentar a criança antes de fazer o teste, para obter um diagnóstico mais fácil e com resultados mais precisos. Por ser rápido e pouco invasivo, o exame não causa riscos ao bebê.


Bebês prematuros também podem fazer o exame. No entanto, são necessárias mais coletas: a segunda após 120 dias do nascimento e, em caso de transfusão de sangue, mais uma após 120 dias da última transfusão.


ree

Foto: Banco de imagens Clínica SpazioMed


Quais os tipos de testes?

Existem quatro tipos de teste: Básico, Ampliado, Plus e Master. Cada um testa uma quantidade de condições e doenças diferentes. Veja no quadro abaixo.

A escolha do exame é feita pelo pediatra do bebê. Ele pode ainda solicitar exames complementares isoladamente ou em conjunto com qualquer perfil do Teste do Pezinho.


É isso, estas dicas poderão lhe ajudar nestes momentos de temperatura variada, então, caso queira agendar uma consulta para ter uma avaliação ou diagnostico de alergia com nosso especialista, clique aqui.


Caso queira fazer uma consulta com outro médico especialista de nossa clínica, clique aqui e para conhecer nossas especialidades no site.


ree


Fonte: www.hermespardini.com.br e Clínica SpazioMed.

Comentários


bottom of page